Mostrar mensagens com a etiqueta Para ouvir. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Para ouvir. Mostrar todas as mensagens

domingo, 19 de setembro de 2010

Música Portuguesa

Como ouvinte fiel da Antena 3 e umas achegas da Antena 1 vou conhecendo coisas bem interessantes e... de gente portuguesa! Cada vez mais me convenço que nós podemos fazer realmente boa música que faça concorrência às estrangeiradas que costumam andar por aí. E muitas vezes o problema é as pessoas não terem acesso a essa música, muito porque se acomodaram a uma rádio e pronto, é o suficiente...

Recentemente fui assistir a uns quantos concertos de gentes de Portugal (inclusive nas Noite Ritual, no Porto que aconselho toda a gente a ir!) e confirmei que, além de boa música, os grupos portugueses conseguem dar muito bons concertos. Cá vão alguns links de grupos que eu acho que vale mesmo a pena:

- OS TORNADOS: Rock&Roll em português e que resulta muito bem ao vivo... Fiquei palerma com a versão que fizeram da música "Taras e MAnias" do Marco Paulo (sim, essa mesmo!)
http://www.myspace.com/ostornados

- ÓSMAVATI: Banda de malta da UA, boa gente e boa klezmer music :)
http://www.myspace.com/osmavati

- RITA REDSHOES: Continuo a adorar esta menina...
http://www.myspace.com/ritaredshoes

- DIABO NA CRUZ: Dão concertos incríveis!
http://www.myspace.com/diabonacruz

- ANAQUIM: Um cantautor interessante
http://www.myspace.com/anakinrebolla

- DEOLINDA: Já aqui falei deles... continuo a adorar!
http://www.myspace.com/deolindalisboa

- QUARTETO DE BOLSO: Outros aveirenses :)
http://www.myspace.com/quartetodebolso

- DOISMILEOITO: Rock em português mesmo muito bom!
http://www.myspace.com/doismileoito

- PINTO FERREIRA: Muito bom também! Adoro o single "Violinos no telhado" :)
http://www.myspace.com/pintoferreira

Bem, e há mais...muito mais...

Ouçam música portuguesa... boa música portuguesa...

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Concerto Bonnie `Prince´ Billy & The Cairo Gang + Susanna

Ontem fui ver um concerto... um concerto maravilhoso!



Isto era o prometido:
"Bonnie 'Prince' Billy, ou Will Oldham, é uma das maiores referências mundiais do folk, com milhares de admiradores e o respeito constante da crítica internacional. A sua influência vai para além da sua própria música, tendo sido o decisivo impulsionador de nomes como Joanna Newsom. Cada concerto seu é imprevisível, dada a sua diversidade, mas sempre memorável. Como sempre, sabe escolher os colaboradores, e desta vez faz-se acompanhar pelos Cairo Gang: Emmett Kelly e Susanna Wallumrød, a vocalista do conhecido projecto Susanna and The Magical Orchestra. Susanna fará igualmente a primeira parte, apresentando o seu projecto a solo." (TA)

A verdade é que não sabia muito bem ao que ia (não li antes isto!), mas queria muito ir já que o folk é, sem sombra de dúvida, o meu estilo musical. E foi tudo verdade: imprevisibilidade, diversidade e foi mesmo memorável!

A menina Susanna capta o silêncio com uma voz linda e música que nos fazem não pensar em nada, só existir... Os coros por Emmett Kelly e pelo próprio Bonnie 'Prince' Billy acrescentavam ainda mais magia ao momento.

Na segunda parte era ele o centro das atenções com as suas calças cor-de-laranja (ahahah) e os saltos que de vez em quando dava quando se entusiasmava um pouco. Adorei...adorei a voz, a música, a presença... e a verdade é que aquela gente no palco tinha ali uma cumplicidade incrível.

No final, os 3 cantaram sem qualquer amplificação... foi a entrega final ao público.

E assim terminou um concerto espantoso :)

sexta-feira, 23 de abril de 2010

"Band of Brothers"_"Irmãos de Armas"



Voltei a rever esta magnífica série. Da primeira vez que a vi nem dei conta do quão boa era a banda sonora (Michael Kamen)... E é mesmo espantosa :) Por exemplo ali a partir do minuto 4 está um tema lindíssimo, de cortar a respiração! Enfim (suspiros)

sábado, 20 de março de 2010

Há músicos assim...

Dia 28 de Fevereiro fui até Lisboa ver um concerto. Quem me conhece sabe que eu sou cachopa para ir de propósito a Lisboa ver um grupo como o fiz com Nouvelle Vague e como vou fazer com o Rufus Wainwright. Mas também o faço por outros músicos que gosto muito, os "músicos clássicos" :) Fui então ver o Yo-yo Ma. Este senhor é um grande (mesmo grande) músico, violoncelista. O que eu mais gosto nele é que envolve-se em projectos originais e de fusão com tradições e com tudo o que possa ser música. Já não me recordo da primeira vez que o ouvi, mas com toda a certeza não vou esquecer a primeira vez que o vi ao vivo... Foi este o reportório, mas a verdade é que logo conclui que pouco importa o que ele toca... o incrível é COMO ele toca, é de uma entrega incrível! O tempo parou ali, naquela sala. Ele tocou durante 2h apenas com um intervalo. E voltou ao palco mais 6 vezes, 3 das quais com o violoncelo para tocar mais :) Não há palavras para descrever a grandiosidade deste músico. Podem obter mais informações aqui e aqui, por exemplo e deixo aqui um pedacinho dele, com o meu contrabaixista favorito, Edgar Meyer (compõe coisas absolutamente incríveis... mas isso é outra história eheh)

domingo, 31 de janeiro de 2010

Coisas que vi

- "Up in the air": Adorei o filme! Estava a precisar dum destes bons há muito tempo... Não é o eterno "boy meets girl and they live happy forever" (apesar de às vezes saber bem ver destes...). Saímos de lá cheios de positivismo em relação à vida, mas sem lamechices... está lá... a vida real está lá :) E gostei muito por isso! Tem também um equilíbrio perfeito: uma pessoa não dá pelo tempo passar por entre as piadas (muito bom humor), as reviravoltas e a personalidade dos personagens... A ir ver, portanto...


- Blackbird de David Harrower com Isabel Abreu e Miguel Guilherme no Teatro Nacional D. Maria II: Fiquei triste por não ser na sala principal (q é liiiiiiiiiinda), mas aconselho vivamente irem ver esta peça, onde que que seja! A história é sobre o reencontro de um homem de 56 com uma rapariga de 27 anos passados 15 anos de os dois terem tido um caso (sim, ela com 12 anos, ele com 41). Pedofilia? Hmm, vejam a peça e logo me dizem o que acham :) Os actores estão muito muito bem e uma pessoa envolve-se realmente com toda a história... Recomendo meeeeeeesmo!


- The Legendary Tiger Man em Aveiro: Finalmente consegui ver o homem Tigre ao vivo! E foi um bom concerto sim senhor! Confesso que estava com medo por ele não andar c as meninas do "Femina" atrás (que são as que dão praticamente toda a beleza às músicas), mas ele conseguiu levar duas delas (não em corpo presente) e tratou de tentar dar o seu melhor com o resto! E o público facilitou bastante a coisa e no final o palco tinha sido invadido por público e o resto estava de pé a bater palmas ao som da guitarra do senhor :) As curtas-metragens que ele passa lá atrás dão logo um outro ar à coisa e bem... uns não gostaram, mas eu fui das que gostou!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Algo bonito...

(suspiros)

Holly Throsby - Now I love someone

domingo, 6 de setembro de 2009

Concerto

Se há coisa que eu gosto é ir a um concerto em que só conheço uma música ou outra, mas que tem potencial para ser um bom concerto e sair de lá mais do que satisfeita :) E foi o que aconteceu com o concerto dos Foge Foge Bandido em Ílhavo. Grande concerto: muito boa música, muito bons músicos e boa companhia! Gostava que tivesse um pouquinho menos de electrónica, mas isso sou eu... apenas uma questão de gosto... Pedacinhos das músicas neste vídeo e... ouçam a música Diz-me se Aprovas... Gosto mesmo :)

domingo, 7 de junho de 2009

A Beatriz da Maria João



Pois ontem à noite fui assistir a um concerto da Maria João e Mário Laginha. Não foi o primeiro, mas foi bastante especial :) O principal motivo foi porque o saxofonista era um amigo meu de Tavira: o Desidério Lázaro! A maneira como nós nos (re)conhecemos é engraçada e, desde aí, já há cerca de 10 anos que mantemos uma amizade à distância. E ontem lá estava ele :)
Outro motivo porque foi especial: a sala não estava cheia (foi no Cineteatro de Ílhavo) e muitos dos que lá estavam não deviam perceber muito de música e isso estava perfeitamente visível nos risos de gozo que se ouviram aquando do solo (incrível) da Maria João! Mas o melhor de tudo é que, no final e com uma elegância espantosa, ela é que gozou com eles ;)
Por fim, foi o momento em que ela cantou "Beatriz". O Mário toca a (belíssima) introdução e a Maria João começa a chorar... a chorar de verdade! E não sei muito bem como, mas lá ia tentando cantar, com voz fininha e desafinada, lágrimas a escorrer, soluços... Mas a certa altura conseguiu limpar as lágrimas e pronto, encantou todos nós... Foi um momento realmente de arrepiar...

E foi assim :)

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Concertos a que tenho ido



Pois e no meio de ver a bicharada à lupa e de tocar contrabaixo fui a uns quantos concertos :) Exceptuando os do Enterro, destaco o concerto do Kusturika e da The No Smoking Orchestra no Porto (finalmente fui ver o senhor!) e o da Orquestra Sinfónica Juvenil da Venezuela Simón Bolívar, dirigida pelo Gustavo Dudamel, em Lisboa. O 1ro concerto foi muito divertido e um tanto ou quanto bizarro... Aquela banda é muito doida, mas são mesmo muito bons e a verdade é que animam toda a gente :) O segundo foi um dos concertos clássicos da minha vida! Uma orquestra de 200 músicos jovens, que resultam dum projecto incrível em que pegam em garotos carenciados e proporcionam-lhes aulas de música. Daqui resultam músicos bastante bons e o maestro... mesmo incrível e apenas com 28 anos! Aqui está uma boa descrição do que foi o concerto, mas para quem não quiser ler tudo deixo um pedacinho do que foi um dos momentos mais espantosos dessa noite: "Depois veio a festa total. As luzes apagaram-se e quando se voltaram a acender o palco foi invadido pelas cores da bandeira da Venezuela, dos blusões e bonés que todos os instrumentistas tinham entretanto vestido. Ao longo dos contagiantes ritmos sul-americanos do encores os músicos levantaram-se, fizeram dançar (literalmente) os seus instrumentos e começaram a atirar os bonés e blusões para o público, que ficou ainda mais eufórico." (in Ipsilon)

fotos de Rosa Reboreda e alguém do conservatório ;)

quarta-feira, 1 de abril de 2009

sábado, 14 de fevereiro de 2009

No entretanto...

Pois e entretanto, a minha vida continua. E como sempre...concertos :) Aqui estão dois concertos a que fui:

- "Uma Viagem pelo Sistema Solar", Casa da Música: concerto comemorativo da abertura do Ano da Astronomia com a Orquerstra Nacional do Porto a tocar temas relacionados com Astronomia, de onde destaco a obra Os Planetas de Gustav Holst, que é uma coisa incrível! Podm ouvir o andamento Júpiter aqui e vão ver que reconhecem uma parte linda linda linda mais ou menos aos 3 minutos.

- Nouvelle Vague, Cineteatro de Estarreja: Sim, outra vez... desta vez versão acústica e aqui pertinho :) A abertura esteve a cabo do Gerald Toto, que provocou suspiros e arrepios a quem por lá estava (pois, principalmente meninas ehehe), muito bom músico e ele e a guitarra fazem verdadeiros milagres à volta dum tema simples como "Chocolate cake with cream and raspberries", ou "Relax don't do it"... Depois a versão reduzida dos Nouvelle Vague (da qual tb faz parte o senhor anterior)... bem, mais suspiros e com vontade de nunca mais sair dali! Saí de lá com a sensação que o tempo parou ali :)

domingo, 16 de novembro de 2008

Mais um concerto bom



E no meio do cansaço todo consegui ir assistir ao concerto do Camané no Cineteatro de Ílhavo. E foi um concerto maravilhoso... Este senhor canta duma maneira que realmente toca cá dentro... Os fados são lindos, a voz é espantosa, os músicos que o acompanham muitos bons, e ele entrega-se à música assim... de verdade... Sabe bem ouvir pessoas assim :)

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Noite de Tango Argentino

Sábado que passou fui até ao Cine Teatro de Estarreja (onde há muitos bons espectáculos a preços bastante acessíveis) assistir a um concerto de Tango Argentino. Os protagonistas eram estes senhores, os Tango Quattro que são músicos mesmo muito bons! A boa música ficava ainda mais maravilhosa com o casal de bailarinos que por vezes apareciam o palco e que eram igualmente bons! Saímos de lá extasiadas... E... o tango é mesmo bonito... de verdade :)

foto e mais info aqui

sábado, 18 de outubro de 2008

Ontem à noite...


É engraçado ver como as coisas crescem... Lembro-me perfeitamente da João me dizer quando eu ainda estava em Roterdão: "Olha, Nês, o meu irmão tem um novo projecto com a Ana e mais uns primos dela... Ainda não tem nome nem nada!". O passo seguinte: "Xiii, Nês, deram o nome Deolinda e vão tocar aqui no Mercado Negro, em Aveiro" (e eu ainda na Holanda). E depois de mais uns concertitos a que não pude ir, lá os vi em Estarreja quando ainda só enchiam um pequeno espaço de café-concerto. Uma coisa intimista, ainda todos um bocadinho tímidos... Mais um concerto na Feira de Março e continuava o público do costume (mais ou menos arrastados pela João, lol). E depois foi o grande salto! Lançaram um cd e, de repente comecei a falar às pessoas da Deolinda e a resposta era: "Ah sim, já ouvi falar, é muito bom!". E agora...bem agora é o que se vê: enchem a tenda secundária do Sudoeste, esgotam o Teatro Aveirense e a Aula Magna e toda a gente trauteia o fon fon fon da menina que se paixonou por um tubista!
Esta é a minha música favorita deles (a par com mais umas quantas, eheh)... A história que tenho na minha cabeça é outra, mas isso não interessa :)
E a verdade é que fazem parte da minha lista de "Momentos mágicos e memoráveis" :) Ontem à noite, no Teatro Aveirense foi um deles... E dia 29 Novembro regressam! Não vou lá puder estar, mas... Ide ver... Minhas senhoras e meus senhores, a Deolinda :)

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Músicas da vida :)


Conheci a música através da série Grey's Anatomy. Finalmente começou a passar na rádio e assim escuso de ir aos meus ficheiros de música para a ouvir. Confesso que fui viciada nesta série e provocou mudanças em alguns pedacinhos de mim. E esta música... faz-me pensar em coisas boas e faz-me cócegas na barriga e faz-me sorrir :)

Esta vai ser a minha música de Verão :)

domingo, 13 de julho de 2008

Fins de tarde

Agora que não tenho aulas no conservatório, praticamente todos os finais de tarde, prendo o cabelo, visto uma t-shirt e calças de fato de treino, calço as sapatilhas e vou desanuviar. Caminho rápido, corro cerca de 20minutos, caminho mais, faço uns alongamentos e termino com uns quantos abdominais e flexões de braços - dá cerca de 1h:30. E sabe bem de verdade...
Esta é uma das músicas que está no meu iPod e que ouço enquanto corro quando a Marta não pode vir comigo ou eu não posso ir ter com ela...

terça-feira, 8 de julho de 2008

Filmes que vi...


Dois filmes mesmo muito bons. O primeiro é mesmo giro e a menina Ellen Page está muito bem! O segundo filme trata de uma história verídica e é realmente incrível... abalou um pouco algumas das minhas ideias (obrigada por teres insistido para eu ver, Marta)! E excelentes bandas sonoras. E aconselho de verdade :)

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Em repeat



"...E é como quando pensas que estás a chegar e não deste um passo..."

:) Gosto de verdade desta música :)

domingo, 11 de maio de 2008

Porque existem senhores lagostas em ilhas de baías azuis...



Pelo menos eu gosto de imaginar que sim e quando estou triste gosto de ir para essa ilha... Fecho os olhos e plim!

sábado, 15 de março de 2008

Mais bons concertos

Dias um pouco mais complicados merecem boas noites... E foi o que aconteceu na passada 4ta feira (dia 12). Eu, a Lenita e a Cataréu no Music Box; Concerto da Rita Redshoes... E valeu a pena o tempo de espera, o cansaço de um dia de trabalho... valeu tudo a pena... Esta rapariga é muito boa e tem mesmo muito boa música! Para rever sempre que fôr possível :)

Ouçam-na aqui ou ali ao ladinho :)