Mostrar mensagens com a etiqueta Memórias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Memórias. Mostrar todas as mensagens

sábado, 24 de julho de 2010

Afazeres

Pois ando em período de arrumações (um dos motivos é porque vai haver mudança de palácio...mas isso é outra história...) e dei por mim a reler uns cadernitos em que eu escrevo as coisas giras/interessantes/bonitas que eu leio nos livros ou vejo por aí... Pois bem, eis algumas das coisas que por lá vi e que partilho :)

" 'Olha' e apontava as primeiras estrelas que se acendiam na abóbada do céu, 'aquilo são estrelas, dizem os homens... e porque não há-de ser o pó doirado que tombou de uma grande asa de borboleta?" [Visões diferentes das coisas...é sempre importante :)]
Florbela Espanca, 'As máscaras do destino'

"Quando sentiu que estava morrendo, meu avô Celestiano chamou a mulher e pediu-lhe:
- Deixa-me fitar teus olhos!
E ficou, embevecido, como se a sua alma fosse um barco no mar que eram os olhos de sua amada.
- Tens frio?, perguntou ela vendo-o tremer.
- Não és tu que estás a chorar.
- Chorar, eu? Começou foi a chover." [Aqui está o porquê eu gostar tanto do Mia Couto...]
Mia Couto, 'Marmequer'

"(...) no amor a gente só sabe que encontra a pessoa certa depois de encontrar as que são certas para outros." [ :) ]
Mia Couto, "Na berma de nenhuma estrada"

"Não há homens fiéis, o que há é homens que não conseguem ser infiéis." [Nada mais correcto ;)]
José Eduardo Agualusa, "As mulheres do meu pai"

"As asas acontecem tanto aos anjos, quanto aos demónios, quanto às galinhas. Por precaução, o melhor é tratr a todos como se fossem galinhas." [Faz todo o sentido!]
José Eduardo Agualusa, "A estação das chuvas"

"As paixões eternas costumam durar uma média de seis meses; depois se as coisas correrem bem, convertem-se em amores de toda a vida, que duram aproximadamente mais dois anos. No total, o espasmo cordial abarca geralmente uns dois anos e meio. [E] esta regra do coração não escrita [é] tão certa como a existência do buraco do ozono (...)" [Há já muito que acreditava nesta teoria e saber que alguém que nunca a ouviu da minha boca pensa o mesmo só me faz acreditar mais nesta calendarização eheh]
Rosa Montero, 'A filha do canibal'

...

sábado, 20 de março de 2010

Há músicos assim...

Dia 28 de Fevereiro fui até Lisboa ver um concerto. Quem me conhece sabe que eu sou cachopa para ir de propósito a Lisboa ver um grupo como o fiz com Nouvelle Vague e como vou fazer com o Rufus Wainwright. Mas também o faço por outros músicos que gosto muito, os "músicos clássicos" :) Fui então ver o Yo-yo Ma. Este senhor é um grande (mesmo grande) músico, violoncelista. O que eu mais gosto nele é que envolve-se em projectos originais e de fusão com tradições e com tudo o que possa ser música. Já não me recordo da primeira vez que o ouvi, mas com toda a certeza não vou esquecer a primeira vez que o vi ao vivo... Foi este o reportório, mas a verdade é que logo conclui que pouco importa o que ele toca... o incrível é COMO ele toca, é de uma entrega incrível! O tempo parou ali, naquela sala. Ele tocou durante 2h apenas com um intervalo. E voltou ao palco mais 6 vezes, 3 das quais com o violoncelo para tocar mais :) Não há palavras para descrever a grandiosidade deste músico. Podem obter mais informações aqui e aqui, por exemplo e deixo aqui um pedacinho dele, com o meu contrabaixista favorito, Edgar Meyer (compõe coisas absolutamente incríveis... mas isso é outra história eheh)

domingo, 18 de outubro de 2009

Saudades

Tenho tantas tantas tantas saudades de chuva e frio... De ficar em casa a ouvir a chuva lá fora, a fazer tricot e a ver um filme, de ver a chuva a cair, de vestir roupa quentinha, luvas, boinas e cachecóis... Tenho saudades que a Terra não esteja doente...



foto de Sérgio Gonçalves (www.olhares.aeiou.pt)

terça-feira, 30 de junho de 2009

Jantar Promar

Pois então tenho andado com os afazeres do costume mas finalmente acabaram as aula no conservatório e o ano curricular do meu Plano Doutoral também terminou :) E claro que houve festa! O ano foi bastante puxado e o que me manteve com energia para aguentar tudo foram os meus colegas; Aqui está a maioria:




E não sei muito bem como juntaram-se ali 14 pessoas que se deram todas bem desde o início! Nada de competições, nada de intrigas, nada de antipatias… Incrível mesmo :) E pronto, agora vamos estar mesmo separados (cada um a fazer a sua tese no sítio escolhido)… Mas ficam sempre as boas recordações e acredito mesmo que há amizades que vão ficar!

Mas a festa… Fizemos jantar na casa da Martina e do Allan (um casal de brasileiros) e houve caipirinhas, brigadeiros e queimada (q a Rosa, da Galiza, fez) no meio das coisas normais de patuscadas :)




Devo avisar que a queimada não é para qualquer um e com aquela quantidade de álcool dá para matar alguém só com o bafo que sai da boca depois de bebermos ehehe mas dps dela descer pela garganta fica um saborzinho bom na boca :)

E agora havemos de ter mais patuscadas e descidas nos rios e lanches em casas de chá e idas à praia e nanana :)



sábado, 18 de outubro de 2008

Ontem à noite...


É engraçado ver como as coisas crescem... Lembro-me perfeitamente da João me dizer quando eu ainda estava em Roterdão: "Olha, Nês, o meu irmão tem um novo projecto com a Ana e mais uns primos dela... Ainda não tem nome nem nada!". O passo seguinte: "Xiii, Nês, deram o nome Deolinda e vão tocar aqui no Mercado Negro, em Aveiro" (e eu ainda na Holanda). E depois de mais uns concertitos a que não pude ir, lá os vi em Estarreja quando ainda só enchiam um pequeno espaço de café-concerto. Uma coisa intimista, ainda todos um bocadinho tímidos... Mais um concerto na Feira de Março e continuava o público do costume (mais ou menos arrastados pela João, lol). E depois foi o grande salto! Lançaram um cd e, de repente comecei a falar às pessoas da Deolinda e a resposta era: "Ah sim, já ouvi falar, é muito bom!". E agora...bem agora é o que se vê: enchem a tenda secundária do Sudoeste, esgotam o Teatro Aveirense e a Aula Magna e toda a gente trauteia o fon fon fon da menina que se paixonou por um tubista!
Esta é a minha música favorita deles (a par com mais umas quantas, eheh)... A história que tenho na minha cabeça é outra, mas isso não interessa :)
E a verdade é que fazem parte da minha lista de "Momentos mágicos e memoráveis" :) Ontem à noite, no Teatro Aveirense foi um deles... E dia 29 Novembro regressam! Não vou lá puder estar, mas... Ide ver... Minhas senhoras e meus senhores, a Deolinda :)

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Foi há dois anitos...


E há dois anitos meti-me num avião e fui para Roterdão durante 7 meses. Apenas conhecia o Sérgio (e por net), mas acabei por conhecer das melhores pessoas que fazem parte da minha vida: a Cataréu, a IT e a Sílvia (na foto, do meu lado para o lado do Sérgio). E passei por muita coisa, boa e má porque quando estamos longe é tudo ampliado, mas agora só lembro as coisas boas e só penso em voltar e repetir cada pedacinho que fez parte de mim nesses 7 meses. E a verdade é que, da Holanda, voltou uma Inês diferente :)

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Bons momentos... de verdade...

Estas são a Marta e a Nini. E a Marta está agora lá longe em Leiden, na Holanda. E agora penso muitas vezes nos meses que desperdiçámos em que andámos a pensar disparates umas das outras apenas porque não nos conhecíamos... Mas aconteceu passarmos do "Olá, tudo bem" para não ser preciso falar para mostrar como cada uma de nós se sente... E em pouco tempo foram imensos os sorrisos, as lágrimas, os abraços, a partilha, as corridas, os brindes... Muita magia... assim daquela de verdade... E a Marta vai fazer uma falta imensa imensa...



domingo, 30 de setembro de 2007

Há um ano atrás...

Algumas linhas do meu diário:
"Chorei bastante mas cheguei :) e tinha uma surpresa! O Sérgio estava à minha espera, não na estação como o combinado, mas no aeroporto com um papel a dizer 'NÊS'.
Viemos logo para a minha casa (...). Ficámos maravilhados com a janela que ocupa uma parede inteira do estúdio! E ver a chuva é verdadeiramente maravihoso!
(...) e a aventura que foi andar atrás na bicicleta com o Sérgio... Espantoso! Vi as coisas de maneira diferente :) As casinhas em tijolo burro são bastante simpáticas e todas as casas têm janelas enormes com tudo à mostra: consigo entrar um pouquinho no mundo de toda esta gente. E são pessoas tão diferentes umas das outras! É incrível!
(...)
Tenho já o estúdio mais aconchegadito e organizado à minha maneira e agora só faltam mais uns detalhes para ficar perfeito!
Amanhã será o primeiro dia de trabalho!"

:) Tinha chegado a Roterdão, onde passei 7 meses. Guardo cada pedacinho das coisas lá vividas num lugar especial cá dentro e... [silêncio]

segunda-feira, 20 de agosto de 2007