segunda-feira, 7 de junho de 2010

Concerto Bonnie `Prince´ Billy & The Cairo Gang + Susanna

Ontem fui ver um concerto... um concerto maravilhoso!



Isto era o prometido:
"Bonnie 'Prince' Billy, ou Will Oldham, é uma das maiores referências mundiais do folk, com milhares de admiradores e o respeito constante da crítica internacional. A sua influência vai para além da sua própria música, tendo sido o decisivo impulsionador de nomes como Joanna Newsom. Cada concerto seu é imprevisível, dada a sua diversidade, mas sempre memorável. Como sempre, sabe escolher os colaboradores, e desta vez faz-se acompanhar pelos Cairo Gang: Emmett Kelly e Susanna Wallumrød, a vocalista do conhecido projecto Susanna and The Magical Orchestra. Susanna fará igualmente a primeira parte, apresentando o seu projecto a solo." (TA)

A verdade é que não sabia muito bem ao que ia (não li antes isto!), mas queria muito ir já que o folk é, sem sombra de dúvida, o meu estilo musical. E foi tudo verdade: imprevisibilidade, diversidade e foi mesmo memorável!

A menina Susanna capta o silêncio com uma voz linda e música que nos fazem não pensar em nada, só existir... Os coros por Emmett Kelly e pelo próprio Bonnie 'Prince' Billy acrescentavam ainda mais magia ao momento.

Na segunda parte era ele o centro das atenções com as suas calças cor-de-laranja (ahahah) e os saltos que de vez em quando dava quando se entusiasmava um pouco. Adorei...adorei a voz, a música, a presença... e a verdade é que aquela gente no palco tinha ali uma cumplicidade incrível.

No final, os 3 cantaram sem qualquer amplificação... foi a entrega final ao público.

E assim terminou um concerto espantoso :)

domingo, 30 de maio de 2010

Cultura Musical

Há pelo menos 6 anos que faço concertos em diferentes contextos desde concertos de orquestra clássica a concertos de festas da aldeia, passando por concertos em bares. Acho que, por isso, tenho toda a legitimidade para dizer o que vou dizer nas próximas linhas.

Pois ontem toquei num dos piores concertos de toda a minha vida musical, não por ter corrido mal a nível músicas (que não correu… nem da minha parte nem da parte dos restantes músicos), mas pelo público. Falo dum concerto que a Banda Amizade deu para marcar o final das AEC’s das escolas nas quais tem professores a leccionar. O público era basicamente composto por cerca de 150 crianças da escola primária e respectivos familiares. Tendo em conta a faixa etária presente na sala, como é óbvio, tocámos um programa bastante adaptado às crianças: uma peça um pouco complexa, mas ainda assim, bastante acessível e bonita; O Pedro e o Lobo (narrado!); uma peça em que as crianças cantavam; um meddley das músicas da Hannah Montana. O que se passou foi que durante 1h de concerto não houve um só momento de silêncio na sala… E o problema nem foi não ter havido silêncio! O problema foi ter havido constantemente um grande barulho na sala com o qual era impossível o maestro e músicos estarem devidamente concentrados! Vi alguns dos professores das AEC’s que lá estavam a tentar sossegar as crianças, mas não vi um só pai a mandar o filho calar-se, estar quieto e ouvir ou, caso não fosse possível, pegar nele e leva-lo para fora da sala (e olhem q eu tinha alguns tempos de pausas que me davam para observar a situação!)! E como se não bastasse, depois das crianças cantarem foram muitos, mas mesmo muitos os pais que se foram embora e na sala estava uma rebaldaria indescritível! E sim, isto tudo enquanto tocávamos a última peça… Já estava a foto tirada e o filme feito com os meninos, já não havia mais nada lá a fazer.

Perante isto, eu pergunto: Que educação cultural dão estes pais aos filhos? Como é que daqui vamos ter pessoas que vão a concertos e se comportam em concertos? Como é que estas crianças aprendem a respeitar os outros se nem sequer um grupo de músicos que estão a tocar com e para eles respeitam?

Como música senti-me verdadeiramente desrespeitada ontem à noite e só espero não voltar a passar pelo mesmo…

E tenho dito.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

"Band of Brothers"_"Irmãos de Armas"



Voltei a rever esta magnífica série. Da primeira vez que a vi nem dei conta do quão boa era a banda sonora (Michael Kamen)... E é mesmo espantosa :) Por exemplo ali a partir do minuto 4 está um tema lindíssimo, de cortar a respiração! Enfim (suspiros)

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Férias na neve


Sim, eu fui passar férias na neve. E sim, mesmo para fazer ski. E para aqueles que estão a pensar "Mas ela já é tão patareca a andar, como é que se safou a skiar?", a minha resposta é: não me safei! Pois é... eu bem que tentei: gastei uns tostões no forfait, no aluguer do equipamento e em aulas, mas n adiantou de nada.
Fomos para San Isidro, uma estância pequenina da qual só conheci uma das pistas mais pequenas porque ir para as outras era um perigo para mim e para as outras pessoas! Já me tinham dito q metermo-nos na neve era duro, mas eu aguento relativamente bem essas coisas! Gosto mesmo destes desafio! Creio que o problema aqui foi logo na primeira manhã: muito mau tempo, a professora não me deu confiança nenhuma e uma das veteranas que foi connosco teve de ser "salva" pelo guarda florestal numa das pistas... e foi o suficiente para estar ali insegura o tempo todo... E aquelas botas que magoavam tanto! Mas não desisti e no dia seguinte lá estava de novo (mais uma vez, apesar do mau tempo). Mas a partir do momento em que percebi que, por mais que me esforçasse, não conseguia controlar os skis e começava a ser um perigo para mim e para os outros que estavam na pista, desisti... Achei que não valia a pena aquele sofrimento físico e psicológico!

Mas se pensam que por isto não valeu a pena... Vou então falar de alguma das coisas maravilhosas: a boa companhia, a casa acolhedora no meio dos montes, brincar na neve (ainda bem que houve tempestade naquela manhã! Ehehe), o vinho, ver nevar de verdade, os sorrisos, o churrasco feito pelos homens, os anos da Diana, o espírito de entreajuda, a partilha, as vistas lindas, os passeios, as conversas, ... Claro que valeu a pena, cada pedacinho :)

E para o ano, se me der na cabeça, ainda tento snowboard lol

sábado, 20 de março de 2010

Há músicos assim...

Dia 28 de Fevereiro fui até Lisboa ver um concerto. Quem me conhece sabe que eu sou cachopa para ir de propósito a Lisboa ver um grupo como o fiz com Nouvelle Vague e como vou fazer com o Rufus Wainwright. Mas também o faço por outros músicos que gosto muito, os "músicos clássicos" :) Fui então ver o Yo-yo Ma. Este senhor é um grande (mesmo grande) músico, violoncelista. O que eu mais gosto nele é que envolve-se em projectos originais e de fusão com tradições e com tudo o que possa ser música. Já não me recordo da primeira vez que o ouvi, mas com toda a certeza não vou esquecer a primeira vez que o vi ao vivo... Foi este o reportório, mas a verdade é que logo conclui que pouco importa o que ele toca... o incrível é COMO ele toca, é de uma entrega incrível! O tempo parou ali, naquela sala. Ele tocou durante 2h apenas com um intervalo. E voltou ao palco mais 6 vezes, 3 das quais com o violoncelo para tocar mais :) Não há palavras para descrever a grandiosidade deste músico. Podem obter mais informações aqui e aqui, por exemplo e deixo aqui um pedacinho dele, com o meu contrabaixista favorito, Edgar Meyer (compõe coisas absolutamente incríveis... mas isso é outra história eheh)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Dormir...

foto de Rodrigo Magalhães

Ando a precisar de dormir de verdade...

domingo, 7 de fevereiro de 2010

A propósito do novo filme do Woody Allen...


"Tudo pode dar certo" (Whatever Works) é o novo filme de Woody Allen. Eu costumo dizer que o Woody Allen é como as favas: ou se odeia ou se adora... eu pelo menos não conheço ninguém que goste mais ou menos de favas...ou do Woody Allen... Pois bem, e eu odeio favas... e o Woody Allen... A verdade é que nunca conseguira acabar de ver um filme dele até ao fim até ao "Match Point". Mas lá me conseguiram convencer a ver o "Match Point" e...gostei! E depois veio o "Vicky, Cristina e Barcelona" e...adorei! Então cheguei à conclusão que o que eu odeio não é o Woody Allen como realizador, mas como actor! Ele tira-me mm do sério! Irrita-me a voz, o "nervoso", a mania, a maneira como fala fala fala e uma pessoa se perde no discurso, a coisa de estar constantemente a fazer críticas negativas...Tira-me mesmo do sério! Relativamente a este novo filme... Pensei eu: "Olha não tem o Woody Allen, bora lá ver!". E fui... e tinham passados 10 minutos e eu já estava a bufar e a dizer asneiras... Sim, não tinha o Woody Allen mas tinha um actor a fazer dele! Conclusão: quem odeia o Woody Allen, não se deixem enganar! Não vão ver este filme! Aguentei-me até ao fim e sim ri-me muito porque tem lá críticas bem interessantes, mas sempre que aparecia o outro homem (que é em 2/3 do filme) eu tinha de respirar fundo muitas vezes para não pegar nas minhas coisinhas e sair da sala de cinema (sim, se estivesse em casa era mais outro que eu não via até ao fim).

E era isto...