quinta-feira, 28 de maio de 2009

Uma noite bonita


Eu sei eu sei... já lá vai muito tempo, mas tenho tido pouco tempo e pouca cabeça para aqui escrever e pronto :)
E numa destas noites fui até Braga assistir a um concerto. Tive pouquíssimo tempo para ver a cidade (foi mesmo só ir até ao restaurante onde jantámos!), mas fiquei com vontade de lá voltar e visitar Braga em condições. Ruinhas lindas e uns cafezitos que dá vontade de lá passar tardes a ler um bom livro... Adorei a magia da cidade (só comparável ao que senti quando fui a Guimarães). E é mesmo uma cidade bonita :)
O concerto foi deste senhor. Um concerto muito simples e intimista e bonito por isso :) E assisti no Theatro Circo, uma sala de tirar o fôlego de tão linda que é... Nunca pensei termos uma sala de espectáculos tão bela cá em Portugal! Foi inaugurada em 1915 e demorou 10 anos a ser recuperada. Actualmente tem uma oferta bastante boa em qualidade e quantidade e para quem é do Norte vale mesmo a pena ir até lá... é mesmo bonita!

E foi assim a minha noite bonita :)

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Concertos a que tenho ido



Pois e no meio de ver a bicharada à lupa e de tocar contrabaixo fui a uns quantos concertos :) Exceptuando os do Enterro, destaco o concerto do Kusturika e da The No Smoking Orchestra no Porto (finalmente fui ver o senhor!) e o da Orquestra Sinfónica Juvenil da Venezuela Simón Bolívar, dirigida pelo Gustavo Dudamel, em Lisboa. O 1ro concerto foi muito divertido e um tanto ou quanto bizarro... Aquela banda é muito doida, mas são mesmo muito bons e a verdade é que animam toda a gente :) O segundo foi um dos concertos clássicos da minha vida! Uma orquestra de 200 músicos jovens, que resultam dum projecto incrível em que pegam em garotos carenciados e proporcionam-lhes aulas de música. Daqui resultam músicos bastante bons e o maestro... mesmo incrível e apenas com 28 anos! Aqui está uma boa descrição do que foi o concerto, mas para quem não quiser ler tudo deixo um pedacinho do que foi um dos momentos mais espantosos dessa noite: "Depois veio a festa total. As luzes apagaram-se e quando se voltaram a acender o palco foi invadido pelas cores da bandeira da Venezuela, dos blusões e bonés que todos os instrumentistas tinham entretanto vestido. Ao longo dos contagiantes ritmos sul-americanos do encores os músicos levantaram-se, fizeram dançar (literalmente) os seus instrumentos e começaram a atirar os bonés e blusões para o público, que ficou ainda mais eufórico." (in Ipsilon)

fotos de Rosa Reboreda e alguém do conservatório ;)

sábado, 18 de abril de 2009

"Férias" da Páscoa

Pois vida de investigadora tem destas coisas e em vez de férias e fins de semana, às vezes tem de se trabalhar... O que mais custou foram as horas fechada em casa a triar ou a medir nutrientes de amostras de água. Mas a verdade é q as palermices da minha companheira de reclusão, Marta, deu p desanuviar bem a coisa. E também foi bom matar um bocadinho das saudades que eu já tinha de ir para o campo (sim, ainda fui umas vezes amostrar!). As coisas boas de verdade: o convívio com a malta, saber q sou capaz de acender uma lareira (aqui foi a Cuco, uma pessoa chave :P) e cozinhar (bem) para 9 pessoas, e ter sentido que gosto mesmo de ser bióloga :) E sim, esta zona é linda de verdade: Rio Sabor, Torre de Moncorvo, para esses lados :)

quarta-feira, 1 de abril de 2009

sexta-feira, 27 de março de 2009

Fim de semana de escalada

Pois mais outro fim de semana bom de verdade :) Desta feita, parte dos meus colegas do Doutoramento e mais umas emprestadas fomos escalar para a Serra da Freita. O Sérgio já faz escalada há muitos anos e, juntamente com os amigos também experientes, ensinaram-nos a subir às rochas :) "Ensinaram-nos" quer dizer... a mim não, que lá caí pelo caminho e mal conseguia andar quanto mais escalar! Mas enfim, hão-de vir mais escaladas... E foi uma tarde de Domingo mesmo boa :)

sexta-feira, 20 de março de 2009

As minhas viagens

Pronto pronto, e a pedido do Ricardo cá está o mapa dos países que já visitei :) Pois... eu gosto mesmo mesmo de viajar (assim de verdade!) e ainda me falta tanto sítio! (suspiro suspiro) Para breve vai ser um regresso aos Açores e Holanda e uma viagem à Madeira e talvez Alemanha (na mesma da Holada). Há-de vir também a viagem à Suiça e, para quando tiver mais dinheirinho, o Brasil e África. Se entretanto me der na cabeça e tiver disponibilidade, meto-me num comboio e vou fazer um interrail para ver se visito ainda mais da Europa :)

PS: Podem fazer o vosso mapa aqui

domingo, 8 de março de 2009

Um bom Domingo



Noite de sábado acordada até tarde, mas consegui levantar-me cedinho e ir para uma caminhada na aldeia do Merujal em Arouca. Fizemos o trilho PR15: muito muito bonito, mas um pouco longo e complicadito de se fazer, mas é claro que valeu a pena e adorei cada pedacinho, cada gota de suor, cada dor muscular e nos dedos dos pés... valeu a pena :)