sábado, 22 de março de 2008

Ser-se música...

foto Ricardo Estudante

Foram 5 dias a tocar cerca de 9 horas por dia... O nível de exigência era demasiado, o cansaço e as dores no corpo eram muitas, mas no final... No final, ver a Sala Suggia da Casa da Música, praticamente cheia a aplaudir de pé o nosso trabalho durante uma semana faz acreditar que não existe nada melhor que ser-se músico :) Foi assim o estágio da Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música (Oj.Com 2008).

sábado, 15 de março de 2008

Mais bons concertos

Dias um pouco mais complicados merecem boas noites... E foi o que aconteceu na passada 4ta feira (dia 12). Eu, a Lenita e a Cataréu no Music Box; Concerto da Rita Redshoes... E valeu a pena o tempo de espera, o cansaço de um dia de trabalho... valeu tudo a pena... Esta rapariga é muito boa e tem mesmo muito boa música! Para rever sempre que fôr possível :)

Ouçam-na aqui ou ali ao ladinho :)

terça-feira, 11 de março de 2008

Músicas bonitas

Há músicas bonitas de verdade e que nos fazem querer parar de respirar para não perturbar a beleza :)

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Bons concertos

Festival para Gente Sentada, Santa Maria da Feira, Dia 22:
- Sean Riley and the Slowriders: Vêm de Coimbra, são três e surpreenderam-me bastante! Muito bom som, de verdade...
- Terry Lee Hale: Apenas ele e a guitarra... Iniciou-se com uma música dele com claras influências de Carlos Paredes (nem era preciso ele o referir!) que me deixou de boca aberta! A partir daí o que me impressionou foi o facto de, a cada música, mudar a afinação! Folk/country sem nada demais a acrescentar, mas era engraçado, o senhor :)
- Nina Nastasia: Cantora folk Nova-Iorquina com uma voz verdadeiramente espantosa que nos faz querer ficar enroscadinhos no cobertor a ouvi-la pela noite dentro. Existia apenas ela e a guitarra e foi mesmo bom de verdade ouvi-la ali mesmo ao pé de mim :) Deu vontade de suspirar o tempo todo e quando penso no concerto também só me vêm suspiros bons :)

Momento da noite: Quando a Nina faz uma surpresa a uma amiga dela. Telefona-lhe e deixa a seguinte mensagem "Olá, é a Nina. Estou em portugal e aqui já é meia noite, portanto já é o dia dos teus anos e estou aqui com uns amigos que te vão cantar uma música..." ... E o Cine-Teatro António Lamoso quase cheio canta-lhe os parabéns em português! :)

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Fins de semana bons de verdade











- Sábado: almoçar com as primas pequeninas, jantar com as primas grandes e com a Cataréu num restaurante indiano absolutamente delicioso, ver o Desidério no HotClub :)
- Domingo: Ir ao Festival do Chocolate em Óbidos com duas meninas uindas uindas :) E comer um monte de coisas boas e não ficar triste por isso e apanhar chuva e frio, mas mesmo assim rir muito muito :)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Dias complicados...

Com 18 anos matriculei-me no conservatório e tocar contrabaixo é das coisas que eu mais gosto de fazer. Passei (e passo) momentos bastante complicados: não é fácil tirar um curso, frequentar o conservatório, manter boas notas nos dois sítios e ainda arranjar tempo para os amigos e para nós. Mas eu consegui terminar o curso de Biologia, ainda fui um ano para a Holanda, estou agora a tirar mestrado e preparo-me para seguir no mundo da investigação e consigo manter a paixão e a capacidade de trabalho que me proporciona tudo o que de bom tem o mundo da música... E a dois anos de terminar o conservatório as coisas estão difíceis de continuar! Entre outras medidas sem qualquer sentido, a Ministra da Educação não vai permitir a próxima matrícula nos conservatórios públicos para aqueles que já terminaram o 12ºano. Há depois o problema de, em Aveiro, não existir ninguém a dar aulas de contrabaixo clássico portanto, ainda que eu quisesse continuar a estudar aquilo que gosto ia ser ainda mais complicado do que é (impossível? Não sei mesmo...). Este é o meu caso, mas não imaginam a quantidade de casos que existem cujo futuro musical está bastante prejudicado por estas medidas tomadas por senhores que nem sequer devem saber o que é uma escala e um acorde. Amanhã (6ta) vai haver nova manifestação em Lisboa e eu vou lá estar... Também podem fazer algo se apoiarem a causa:
- http://www.petitiononline.com/CFEEMP/petition.html
E para mais informações podem ir a
- http://www.salvemosconservatorios.blogspot.com/

Pequenas coisinhas que podem ser feitas por uma causa que para muitos é grande de verdade...

domingo, 3 de fevereiro de 2008

As horas...

E quando as coisas correm menos bem... É esperar que as horas passem...

[foto de Bruno Melo]